Ciência e Tecnologia em Portugal e FCT

As actividades de investigação cientifica e tecnologia no nosso país, estão sobretudo ligadas ao âmbito de uma rede de unidades de investigação e desenvolvimento pertencentes às universidades publicas e privadas de gestão autónoma de investigação, em instituições como o INETI- Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Investigação.

O financiamento deste é conduzido principalmente sob autoridade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. As maiores unidades de instigação e desenvolvimento das universidades publicas, que alcançaram reconhecimento internacional, incluem pois instituições de instigação de biociências, como o Instituto de Medicina Molecular, o IPA TIMUP, etc. Na parte das universidades privadas. centros de investigação notáveis que incluem o Laboratório de Expressão Facial da Emoção.

Apoiados pelo Estado temos o Laboratório Internacional Iberico de Nano Tecnologia, esforço da investigação conjunta entre Portugal e Espanha. Entre as maiores é importante também referir o Instituto Gulbenkian de Ciência e a Fundação Champalimaud, que atribui anualmente um dos mais elevados prémios monetários do mundo relacionado com a ciência.

No entanto, Portugal também fez acordos com varias organizaçoes cientificas europias com vista à plena adesão. Estão incluídas as seguintes, ESA-Agencia Espacial Europeia, CERN – Laboratório Europeu de Física de Partículas, ESO-Observatório Europeu do Sul, assim como acordos com instituições norte-americanas  a fim de desenvolver e aumentar a eficácia do ensino superior e de investigação em Portugal.

Numa abordagem à Sociedade de Informação, desde 1 de Março de 2012 que existe a Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT que veio suceder à UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento,IP. Em relação à colaboração dos FCT, tudo que é essencial referir já está presente na sub-página: Investimento em Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s