Investimento em Portugal

FUNDAÇÃO PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

A FCT é o organismo público responsável pela coordenação das políticas públicas para a Sociedade da Informação e do Conhecimento desde 1 de março de 2012.

 

A FCT tem assim por missão:

 

  • Coordenar as políticas no âmbito da Sociedade de Informação e Conhecimento;

 

  • Promover a sua mobilização através de atividades de divulgação, qualificação e investigação;

 

  • Promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a criação de conhecimento por entidades do Sistema Científico e Tecnológico e empresas;

 

  • Estimular o desenvolvimento da Ciência;

 

  • Promover relações de cooperação ou associação com entidades estrangeiras, nomeadamente no quadro da União Europeia e dos países de língua oficial portuguesa.

 

Esta missão concretiza-se no desenvolvimento de atividades nas seguintes áreas de ação:

 

  • Iniciativas de natureza central, regional e local na área da ciência e da tecnologia;
  • Ciência:
    • Promover, apoiar e modernizar as infraestruturas de apoio às atividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico, assegurando a sua evolução como rede integrada de apoio à investigação e ensino com os serviços necessários e a apropriada conectividade nacional e internacional.

 

  • Investigação e Desenvolvimento em Infraestruturas e Segurança;
    • Cibersegurança.

 

  • Inclusão e Acessibilidade Digitais;

 

  • Implementar o Centro Internet Segura;

 

  • Internacionalizar as atividades de criação e transferência de conhecimento, ciência e tecnologia, incluindo a conceção e acompanhamento das políticas para a Sociedade da Informação.

 

A FCT apoia e acompanha a participação da comunidade científica e tecnológica nas organizações internacionais de que Portugal faz parte. A FCT assegura ainda a representação nacional nos órgãos de gestão das instituições internacionais e promove e acompanha o processo de adesão a estas organizações.

A FCT apoia a participação portuguesa em projetos conjuntos com instituições de outros países no âmbito de acordos de cooperação científica ou culturais.

Uma das missões da FCT consiste em apoiar a criação de parcerias internacionais, entre entidades científicas e universitárias portuguesas e congéneres líderes a nível mundial.

 

  • “A missão da FCT é promover continuamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de atingir os mais elevados padrões internacionais de criação de conhecimento, e estimular a sua difusão e contribuição para a melhoria da educação, da saúde e do ambiente, para a qualidade de vida e o bem estar do público em geral”;

 

  • “Esta missão concretiza-se principalmente através da concessão de financiamentos na sequência de avaliação de mérito de propostas de instituições, equipas de investigação e indivíduos apresentadas em concursos públicos, e também através de acordos de cooperação e outras formas de apoio em parceria com universidades e outras instituições públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro”.

 

PROGRAMA IBERO AMERICANO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO

 

  • Programa internacional de cooperação científica e tecnológica multilateral;

 

  • Foi criado em 1984 por acordo entre 19 países da América Latina, Espanha e Portugal;

 

  • Pretende fomentar a colaboração em diferentes campos desde a investigação básica ao desenvolvimento tecnológico e à inovação (com particular focalização em termos de desenvolvimento dos países da referida região).

 

 

BOLSAS E FORMAÇÃO AVANÇADA

 

Com o objetivo de promover e apoiar a formação pós-graduada avançada, a FCT atribui diferentes tipos de bolsas de investigação, através de concursos regulares, competitivos e em que se visa a excelência.

 

CONTRATAÇÃO DE INVESTIGADORES

 

A FCT lança regularmente concursos internacionais de recrutamento de investigadores doutorados, para atrair para Portugal os melhores cientistas, com capacidade de autonomia e liderança.

 

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

 

A FCT apoia equipas de investigação na exploração de ideias ou aplicações inovadoras, através de concursos anuais em todas as áreas científicas, ou concursos dirigidos à investigação orientada para temas específicos.

 

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

 

A FCT coordena as políticas públicas para a Sociedade da Informação e do Conhecimento e a sua mobilização, promove o desenvolvimento da e-Ciência, bem como a cooperação com entidades estrangeiras.

 

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

 

Para estimular a internacionalização das equipas de investigação portuguesas, a FCT celebra acordos de cooperação bilaterais e multilaterais com várias organizações internacionais e promove outras componentes de cooperação internacional.

 

PROGRAMAS DA UE

 

O Gabinete de Promoção dos Programas Quadro promove, junto da comunidade científica, os apoios da União Europeia a atividades de Investigação e Desenvolvimento, tais como as Ações Marie Curie e o European Research Council.

 

ARQUIVO HISTÓRICO

 

O Arquivo Histórico de Ciência e Tecnologia reúne documentação relativa à coordenação e financiamento da investigação científica e desenvolvimento tecnológico em Portugal, na segunda metade do século XX.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s