Open Access (OA) – Portugal

A implementação do Open Access em Portugal foi um processo lento, tendo começado em 2003, mas só em 2006 é que este se tornou uma temática de maior amplitude. Essa lenta entrada no país pode ser explicado pelo sistema científico subdesenvolvido e a pequena dimensão do mesmo. As primeiras iniciativas conhecidas em Portugal foram lideradas pela Universidade do Minho que criou o primeiro repositório institucional português- RepositoriUM.

Em 2004 foi criada a Biblioteca do Conhecimento online (B-on) que permite o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e de ensino superior, cobrando esse mesmo acesso.

As iniciativas conhecidas até 2008 foram promovidas principalmente por Instituições de Ensino Superior.

Em 2008 foi o ano que marcou uma nova iniciativa, uma nova dinâmica relacionada ao movimento do Open Access. Neste ano foi criado o Repositório Científico de Acesso Aberto Português, o qual criou inicialmente um Portal ao qual estavam agregados 10 repositórios e um acervo inicial com um total de 13 200 documentos.  No ano seguinte (2009) este criou um repositório comum para todas as instituições de investigação, bibliotecas e instituições de ensino.

Em 2010 surge o projecto Blimunda da necessidade em averiguar se existe e qual é a política de auto-arquivo das editoras e revistas científicas portuguesas , este tem como principais objetivos fazer o levantamento das políticas das editoras e revistas científicas nacionais em relação ao auto-arquivo em repositórios institucionais. O projecto Blimunda está baseado em outros dois projectos iguais existentes no Reino Unido, foi o 1º a ser criado e em Espanha o segundo a ser criado.

Este cria a 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto na Universidade do Minho, sendo que a partir desta foram organizadas outras conferencias Luso-Brasileiras, uma em cada ano.

 

Timeline do Open Access em Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s