5. A origem e importância do Factor de Impacto

O Factor de Impacto (FI), é uma medida que reflecte o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. É frequentemente empregue para avaliar a importância de um dado periódico numa determinada área, sendo aqueles com um maior FI considerados mais importantes do que aqueles que têm um FI menor.

Eugene Garfield, fundador do Institute for Scientific information, hoje parte de Thomson reuters Corporation, foi quem criou o Factor de Impacto. desde 1972, que os FI são calculados anualmente para os periódicos indexados ao ISI e depois publicados no Journal of Citation Reports (JSR), também da Thomson Reuters,

Em termos matemáticos , num dado ano, o FI de um periódico á calculado como o número médio de citações dos artigos que foram publicados durante os dois anos anteriores. Por exemplo: o FI de um dado periódico em 2009 pode ser calculado como se segue:

  • sendo A = o número de vezes em que os artigos publicados em 2007 e 2008 foram citados por periódicos indexados em 2009;
  • sendo B = o número total de “itens citáveis” publicados em 2007 e 2008 (“itens citáveis”: geralmente artigos, revisões, resumos de congressos ou notas, não sendo computados editoriais ou dados ao editor);
  • então, o factor de impacto de 2009 = A/B.

Aplicando-se a equação descrita acima, se num periódico foram publicados 320 artigos científicos nos anos de 2007-2008, e se no ano seguinte receberam 920 citações, seu Factor de Impacto em 2009 será 920/320=2,875.

 

Factor de impacto
Factor de impacto (também conhecido como o índice de impacto), é uma medida da importância de uma publicação científica.

Esse factor é calculado todos os anos pelo Institute for Scientific Information (ISI ou Institute for Scientific Information) para as publicações que ele monitoriza, ficando disponível através do que Journal Citation Report.

Apesar de controverso , o factor de Impacto tem uma influência enorme no modo como a investigação científica é avaliada pois ajuda a avaliar a importância relativa dos periódicos dentro da mesma área científica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s