Eugene Garfield

Eugene Garfield nasceu em Nova York, em 1925, e é declaradamente um dos fundadores da bibliometria e um pioneiro no campo da análise de citações.

Eugene Garfield

Eugene Garfield

No ano de 1951 abraçou a área da Ciência de Informação quando se associou ao projecto da Welch Library da John Hopkins University School of Medicine, que tinha como objectivo examinar problemas básicos da recuperação de informação médica e a aplicação de novos métodos na indexação da literatura biomédica.

Ao concluir o curso de biblioteconomia na Universidade de Columbia, começou a trabalhar como “documentation consultant” enquanto preparava o seu doutoramento em linguística estrutural.

O desenvolvimento do Science Citation Index permitiu a Garfield calcular o “factor de impacto”, a medida que permitia avaliar a importância relativa de um periódico, quando comparado com outros do mesmo campo científico.

A carreira de Garfield ficou marcada pelo desenvolvimento extraordinário de novas ferramentas de recuperação da informação para investigadores como o Index Chemicus, Current Chemical Reactions, Automatic Subject Citation Alert, Genuine Article, Index to Scientific & Technical Proceedings and Books, Index to Scientific Reviews e outros. Já no início do novo milénio desenvolve e patenteia o HistCite, um novo software para análise bibliométrica disponível desde 2007. Os numerosos prémios e distinção que recebeu ao longo da sua vida foi o reconhecimento do seu enorme contributo para o desenvolvimento da investigação científica.

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s