Publicar por Área Científica

O Mundo do conhecimento científico tem muitas vertentes a serem consideradas.
As pesquisas e os estudos são processos constantes no desenvolvimento científico, onde toda a produção científica é encarada como global pois nenhum novo conhecimento parte da etapa zero. Assim sendo o conhecimento, que resulta das actividades de investigação, é partilhado através das publicações em revistas científicas.

Halliday considera que o resultado das actividades de investigação, ou seja, o conhecimento resultante das pesquisas deve cumprir três critérios importantes: serem credíveis, serem divulgados e estarem acessíveis.

Assim, é possível afirmar que para a produção científica tenha a credibilidade desejável depois de publicada não deve ser modificada, as versões anteriores devem estar claramente identificáveis e, por fim, a credibilidade deve estar baseada em critérios de avaliação reconhecidos. Porém, é também conveniente que cada publicação tenha pelo menos um autor associado.

Segundo Bruno Latour e Steve Woolgar, “a publicação é o objectivo último da ciência ligando esta, deste modo e estreitamente, ao processo de tornar públicos os resultados da investigação”. Partilhando da mesma ideia, Walker afirma que “publicar é divulgar os resultados da investigação à comunidade científica através da sua publicação em revistas da especialidade”.

Relativamente à sua divulgação, é recomendável que as publicações possuam metadados para facilitar o acesso ao publico- alvo e para que este tenha conhecimento da existência da informação. E para que seja acessível, é essencial que a publicação possua um formato de registo durável e seguro, sendo recuperável ao longo do tempo.

É através da publicação do conhecimento em canais oficias que surge a partilha do mesmo.
A publicação é o processo mais importante relativamente ao conhecimento científico pois é a validação do mesmo. Para o conhecimento científico ser publicado em revista científica, por exemplo, já teve de ser avaliado por um grupo  de pessoas especializadas na área de estudo e aprovado pelas mesmas.
“As publicações científicas são uma demonstração essencial da presença e qualidade da investigação realizada. Um novo conhecimento apenas adquire o seu valor quando é difundido dentro da comunidade, a única forma de contribuir para o avanço científico”.

Relativamente à Natureza do conhecimento e cultura disciplinares (Becher) é possível observar que estas estão divididas em quatro grupos disciplinares como as Ciências Puras, Humanidades e Ciências Sociais Puras, Tecnologias e as Ciências Sociais Aplicadas.

É assim possível caracterizar cada grupo disciplinar quanto à sua natureza de conhecimento. As Ciências Puras estão mais preocupadas com assuntos universais e os seus resultados são descobertas/ explicações; quanto às Humanidades e Ciências Sociais Puras estão mais voltadas para assuntos específicos  e os seus resultados são o entendimento/ interpretação; as Tecnologias estão mais voltadas para o domínio do meio físico e os seus resultados são os produtos/ técnicas; por fim as Ciências Socais Aplicadas estão mais preocupadas com a pratica (semi)profissional onde os seus resultados são protocolos/ procedimentos.

Evidentemente que as publicações por área de conhecimento não têm a mesma percentagem. As Ciências Puras possuem uma elevada taxa de publicações deixando assim as restantes disciplinas com uma baixa taxa de publicação.

Esta elevada taxa de publicações deve-se ao elevado grau de competitividade que se faz sentir nesta área científica, à boa organização política e porque está voltada principalmente para as tarefas, enquanto as restantes áreas científicas são individualistas e empresariais, pouco estruturadas, estão mais voltadas para as pessoas, para os papéis funcionais e para o poder e são donminadas por valores profissionais patentes adequados para publicações e pela moda intelectual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s