Porquê redigir artigos científicos?

Qualquer que seja o método científico adoptado, as conclusões têm de ser publicadas. O objectivo é contribuir com novos conhecimentos. O artigo científico é motivado por uma dinâmica inerente à própria comunidade científica: a ansiedade de publicar. Publicam para que sejam lidos. É o objectivo principal. Mais do que isso, publicam para que sejam citados.

O factor visibilidade está associado ao de impacto. É aquilo que se designa por: “Publish or Perish!”. O prestígio e reconhecimento da investigação e do artigo científico são factores de visibilidade. Um maior reconhecimento e um maior impacto devem justificar o financiamento concedido para se desenvolver o projecto. Em contrapartida, pode acontecer haver trabalhos de fraca qualidade. Há artigos que apenas existem a nível quantitativo. Aumentam o currículo de um cientista. Permite-lhes manter o seu emprego e progredir na carreira.

Antes de publicado, o conteúdo do artigo foi sujeito ao crivo da comunidade científica. É submetido ao “peer review” para controle de qualidade. Como tal, poderá ter sido alterado. Ou seja, os árbitros influenciam o resultado final.

Referências:

MERTON, Robert – The mathew effect in science, II. ISIS [Em Linha]. 79 (1988) 606-623. [Acedido a 30 Set. 2009]. Disponível na Internet: <URL:http://moodle.uc.pt/mod/resource/view.php?id=9750&gt;.

CÓMO ESCRIBIR Y PUBLICAR UN ARTÍCULO [Em Linha]. [Acedido em 14 Out. 2009]. Disponível em WWW: <URL:http://www2.uah.es/jmc/webpub/INDEX.html&gt;.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s