É costume haver algum tipo de problema?

Pode haver dificuldades com a atribuição de revisores a determinados trabalhos, ou seja, determinar um assunto específico a pelo menos três pessoas que demonstrem ter espírito crítico, reputação e rigor científico para tal tarefa – três pessoas é considerado o mínimo para fazer de júri, na análise de trabalhos científicos.

Pode haver conflitos de interesses ou disputas prévias.

Por esse motivo, a mais provável escolha do revisor, no sistema de revisão por pares (“peer review”), é feita através de uma base de dados de revisores pré-seleccionados por área temática e especialidade.

Concluiu-se que, o método mais eficaz de avaliação é o chamado “Double-blind review“, ou seja, autor e “árbitro científico” desconhecem a identidade um do outro.

Além disso, o tempo de revisão de um artigo científico, por mais complexo que seja,  é limitado. Os “reviewers” dispõem de um tempo-limite e isso pode condicionar a qualidade da avaliação. pode acontecer também, os “reviewers” acumularem funções e terem um sobrecarga de trabalhos.

caracois

Uma das queixas mais frequentes, no meio científico é a lentidão do sistema de avaliação e publicação académica. A revisão de artigos é uma tarefa difícil e ocupa uma parte considerável do tempo dos investigadores mais prestigiados.

Curiosidade…

Um estudo da revista Journal of Internal Medicine (1990) estimou uma média de revisão de artigos dessa revista, em cerca de 3 horas. Cerca de 20% dos artigos mais complexos poderia chegar até cerca de 6 horas de revisão.

O excesso de trabalho e prazos curtos podem condicionar a aceitação de um artigo científico. O que acontece, muitas vezes, é revisores com alto estatuto académico terem tendência para serem mais rigorosos e recusarem muitos artigos científicos, com ideias inovadoras. Então, os editores vêem-se obrigados a contratar revisores mais jovens e não tão experientes. É uma vantagem mútua, porque estes jovens têm também a possibilidade de subir na carreira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s